Total de visualizações de página

domingo, 16 de novembro de 2014

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM... MAIS UMA VEZ



“[...] ação pedagógica que investia no processo da aprendizagem, a atual experiência está comprometida com o investimento no seu produto.” (p.61)

A educação que antes era visto pelos alunos como forma de aprendizagem, tornou-se para eles um produto sem valor, pois o conhecimento não é mais prazeroso, e sim apenas resultados que deverão alcançar nas escolas.

““Tirei 3.2, valendo 5”; “Tirei 2, valendo 3”; “Tirei 7. Graças a Deus, já passei nessa unidade; com isso é mais fácil chegar ao final do ano com 28 pontos, necessários para a aprovação”; “Amanhã é dia de prova. Todos, na escola, vão fazer prova e vai ser com fiscal”. Meu Deus, do da para a noite, os conceitos e os valores deram um salto, para pior, acredito eu!” (p.62)

As notas se tornaram motivos de preocupação entre os alunos, já que elas representam não só a situação escolar dos mesmos, mas um produto que eles almejam obter para ser aprovado na disciplina escolar.

“[...] Elas vinham de uma experiência de investimento no processo e passaram para uma experiência de investimento no produto [...]” (p.62)

Percebe-se que os conceitos sobre educação acabam se transformando com o passar dos níveis de escolaridade, visto que no ensino fundamental tais conceitos são voltadas mais para aprendizagem do aluno, enquanto no ensino médio os valores e conceitos sobre educação acabam se perdendo no decorrer desse processo de aprendizagem, já que o aprendizagem passou a ser vista pelos alunos como um corrida, na qual os mesmo tem que obter pontos para ganhar. 

“O ato de examinar tem como função a classificação do educando, minimamente, em “aprovado ou reprovado”;” (p.62)
Os professores muitas vezes tendem a excluir o aluno no processo de aprendizagem, visto que ao aplicar o exame, os professores automaticamente acabam classificando e medindo numa escala numérica o seu aprendizado.

“[...] Ao ato de examinar não importa que todos os estudantes aprendam com qualidade, mas somente a demonstração e classificação dos que aprenderam e dos que não aprenderam.” (p.62)

O exame não estar a favor da aprendizagem do aluno, visto que tal prática tem simplesmente a finalidade de medição, ou seja, as notas deverão representar o grau de conhecimento que o individuo obteve em determinado assunto, e não como deverão aprender.

“[...] O processo compõe-se do conjunto de procedimentos que adotamos para chegar ao resultado mais satisfatório;” (p.63)

As etapas utilizadas pelos professores na construção da aprendizagem do aluno deverão ser bem claras e objetivas, pois elas serviram para auxiliar nesse processo da aprendizagem, fazendo que haja resultados positivos no final.

“Produto, por sua vez, significa o resultado final ao qual chegamos [...]” (p.63)

O produto deverá ser alcançado depois de ter feito um bom processo, visto que o resultado final será um reflexo de como tal processo de aprendizagem dos alunos se deu durante o percurso.

“[...] a pedagogia que sustenta o ato de avaliar não se contenta com qualquer resultado, mas somente com o resultado satisfatório.” (p.64)

O resultado final é mais importante para pedagogia da avaliação, do que o processo que se levou para chegar ao resultado preestabelecido, visto que tal metodologia valoriza o produto com qualidade e não o processo.

“[...] O ato de avaliar dedica-se a desvendar impasses e buscar soluções.” (p.64)

Avaliação deve ser o recurso que o professor utilize para ter conhecimento de como anda o aprendizagem da sua turma, pois só através dessa análise, o mesmo poderá criar mecanismos que possa auxiliar e fortalecer o processo de ensino e aprendizagem nos alunos.

“[...] Bom ensino é o ensino de qualidade que investe no processo e, por isso, chega a produtos significativos e satisfatórios.” (p.64)

O professor deve sempre aprimorar cada vez mais sua metodologia de ensino, fazendo dela algo mais criativo, flexível e que possa valorizar cada etapa da sua didática em sala de aula, pois o processo será importante para se obter bons resultados no final, já que a mesmo influenciará na aprendizagem do aluno. 

Referência:

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem... mais uma vez. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p.61-65.

Nenhum comentário:

Postar um comentário