Total de visualizações de página

domingo, 16 de novembro de 2014

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: APONTAMENTOS SOBRE A PEDAGOGIA DO EXAME



O autor do livro Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame mostram que o exame passou ser uma prática de treinamentos para os alunos, pois é através dele que os mesmos se preparam para ingressar numa universidade, tornando-se a pedagogia da instituição escolar em uma “pedagogia do exame”. No entanto, O sistema de ensino, os pais, os professores tendem a voltar suas atenções para a promoção ou êxito do estudante no processo de escolaridade. Já que para o autor o sistema se preocupa mais com os percentuais de aprovação ou reprovação, os pais esperam que seus filhos avancem nas escolaridades, enquanto os professores se utilizam da avaliação com procedimentos para motivar os alunos.
No processo e desenvolvimento de escolarização, os alunos tendem a se preocupar mais com a promoção que receberam na transição de uma série para outra, do que, como esse processo de aprendizagem se deu ao longo do percurso, embora muitos dos pais não percebam que eles são responsáveis por incentivar esse tipo de troca e recebimento de premiação, no qual influenciará na aprendizagem do aluno.
Para o autor muitos dos professores tendem a utilizar a avaliação como elemento de ameaça, tortura, quando o mesmo percebesse que seu trabalho não está surtindo efeito no processo de ensino, pois ao amedronta os alunos em sala de aula, o professor acabam gerando o medo sobre eles, o qual fará com que os mesmo estudem. Enquanto, os pais dos alunos estão mais focados nas notas que os seus filhos obterão no final do bimestre, já que as notas podem ser vista como uma forma de justificativa sobre o processo de aprendizado dos seus filhos.
O sistema escolar está mais interessado no rendimento geral dos alunos, pois as boas notas significaram que a instituição tem uma boa qualidade no ensino, porém é necessário que a mesma esteja dentro da conformidade sobre o sistema social, senão o sistema verificará se tal instituição não está fugindo dos padrões de normalização do ensino.
O autor acredita que quando os professores estão elaborando suas provas, eles não estão tentando auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos, visto que esse instrumento de avaliação pode ser feito muitos vezes para reprovação do aluno, e não para tornar o processo de ensino mais atraente, já que os professores utilizam de mecanismo de pontuação para mais ou para menos, caso o individuo traga determinadas tarefas solicitada pelo o mesmo. No entanto, tais justificativas são práticas que são decorrentes desde o século XVI e XVII, onde a pedagogia dos jesuítas tinha grande rigor no processo da avaliação, enquanto a pedagogia de Comênio utilizava o exame como pressão psicologia sobre os alunos, pois o mesmo acredita que fariam os alunos está sempre alerta, e aprenderam sem fadiga o conteúdo.
Contudo, é fato percebemos que o processo de avaliação são instrumentos que estão mais voltados para o interesse dos professores e do sistema de ensino, pois o mesmo muitas vezes é utilizada, sem levar em consideração o processo de ensino do aluno, ou seja, as notas apresentadas nos testes são visto como reflexos sobre aprendizagem do aluno, e com isso interferindo na relação professor-aluno, visto que ambas acabam sendo produto de adoração de ambos e por isso o aluno buscar incessantemente a nota, mesmo que ela expresse ou não a sua aprendizagem.
  
Referência:


LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame.  In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p.35-44. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário