O autor do livro
Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame
mostram que o exame passou ser uma prática de treinamentos para os alunos, pois
é através dele que os mesmos se preparam para ingressar numa universidade,
tornando-se a pedagogia da instituição escolar em uma “pedagogia do exame”. No
entanto, O sistema de ensino, os pais, os professores tendem a voltar suas
atenções para a promoção ou êxito do estudante no processo de escolaridade. Já
que para o autor o sistema se preocupa mais com os percentuais de aprovação ou
reprovação, os pais esperam que seus filhos avancem nas escolaridades, enquanto
os professores se utilizam da avaliação com procedimentos para motivar os
alunos.
No processo e
desenvolvimento de escolarização, os alunos tendem a se preocupar mais com a
promoção que receberam na transição de uma série para outra, do que, como esse
processo de aprendizagem se deu ao longo do percurso, embora muitos dos pais
não percebam que eles são responsáveis por incentivar esse tipo de troca e
recebimento de premiação, no qual influenciará na aprendizagem do aluno.
Para o autor muitos dos
professores tendem a utilizar a avaliação como elemento de ameaça, tortura,
quando o mesmo percebesse que seu trabalho não está surtindo efeito no processo
de ensino, pois ao amedronta os alunos em sala de aula, o professor acabam
gerando o medo sobre eles, o qual fará com que os mesmo estudem. Enquanto, os
pais dos alunos estão mais focados nas notas que os seus filhos obterão no
final do bimestre, já que as notas podem ser vista como uma forma de
justificativa sobre o processo de aprendizado dos seus filhos.
O sistema escolar está
mais interessado no rendimento geral dos alunos, pois as boas notas significaram
que a instituição tem uma boa qualidade no ensino, porém é necessário que a
mesma esteja dentro da conformidade sobre o sistema social, senão o sistema
verificará se tal instituição não está fugindo dos padrões de normalização do ensino.
O autor acredita que
quando os professores estão elaborando suas provas, eles não estão tentando
auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos, visto que esse instrumento de
avaliação pode ser feito muitos vezes para reprovação do aluno, e não para
tornar o processo de ensino mais atraente, já que os professores utilizam de
mecanismo de pontuação para mais ou para menos, caso o individuo traga
determinadas tarefas solicitada pelo o mesmo. No entanto, tais justificativas
são práticas que são decorrentes desde o século XVI e XVII, onde a pedagogia
dos jesuítas tinha grande rigor no processo da avaliação, enquanto a pedagogia
de Comênio utilizava o exame como pressão psicologia sobre os alunos, pois o
mesmo acredita que fariam os alunos está sempre alerta, e aprenderam sem fadiga
o conteúdo.
Contudo, é fato
percebemos que o processo de avaliação são instrumentos que estão mais voltados
para o interesse dos professores e do sistema de ensino, pois o mesmo muitas
vezes é utilizada, sem levar em consideração o processo de ensino do aluno, ou
seja, as notas apresentadas nos testes são visto como reflexos sobre
aprendizagem do aluno, e com isso interferindo na relação professor-aluno,
visto que ambas acabam sendo produto de adoração de ambos e por isso o aluno
buscar incessantemente a nota, mesmo que ela expresse ou não a sua
aprendizagem.
Referência:
LUCKESI,
Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a
pedagogia do exame. In: LUCKESI,
Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem
escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p.35-44.
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